Procon Goiás e Polícia Civil divulgam orientações para evitar fraudes na Black Friday

Procon Goiás e Polícia Civil divulgam orientações para evitar fraudes na Black Friday

Aguardada por diversos moradores de Goiás, a Black Friday — que acontecerá no dia 28 de novembro — promete movimentar o comércio no estado, com previsão de crescimento de 7,5% nas vendas, segundo a CDL Goiânia.

Com o objetivo de garantir descontos com segurança, o Procon Goiás e a Polícia Civil (PC) orientam os consumidores sobre os golpes mais comuns durante o período. Entre eles estão sites falsos que imitam grandes varejistas, boletos bancários adulterados, promoções com preços inflacionados e links suspeitos enviados por e-mail, redes sociais ou mensagens de texto.

A PC reforça algumas dicas práticas para reconhecer e evitar armadilhas. Entre as orientações estão ter cuidado ao comprar on-line, verificar a autenticidade dos sites e desconfiar de preços muito abaixo do valor de mercado.

O Procon Goiás também orienta os consumidores a conferir o histórico de preços do produto, definir previamente o que pretende comprar e estipular um orçamento. Recomenda, ainda, atenção às taxas de cartão, consulta ao Reclame Aqui e às redes sociais da loja, além de priorizar o acesso direto ao site oficial do estabelecimento e redobrar os cuidados com compras on-line.

Outra recomendação é verificar se o site possui cadeado de segurança (https://), desconfiar de promoções enviadas por mensagens, confirmar se a loja possui CNPJ ativo e observar as políticas de troca e devolução.

No caso de compras em estabelecimentos físicos, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento em até 7 dias após o recebimento para compras realizadas fora da loja física. Em situação de defeito, o consumidor tem até 30 dias para reclamar no caso de produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.

Consumidores que forem vítimas de fraude ou identificarem práticas irregulares podem denunciar por meio do Disque Procon: 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior), ou pelo Portal Expresso (www.go.gov.br).

Compartilhe: