Agendamento passa a ser obrigatório para retirada de medicamentos no Centro Juarez Barbosa; entenda

Agendamento passa a ser obrigatório para retirada de medicamentos no Centro Juarez Barbosa; entenda

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um comunicado informando que, a partir do dia 2 de janeiro de 2026, os pacientes deverão comparecer com data marcada ao Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) para a retirada de medicamentos.

A iniciativa no local, que é a principal porta de acesso gratuito a medicamentos de alto custo para doenças crônicas e raras, visa organizar o atendimento, melhorar o gerenciamento das filas e garantir que todos tenham acesso aos tratamentos de forma justa.

De acordo com a pasta, a medida, porém, não é nova e já existe desde 2023. No entanto, ela não estava sendo seguida adequadamente pelos pacientes, o que contribuía para atrasos e desorganização.

“Com o aumento do número de pessoas atendidas nos últimos anos, metade dos usuários tem comparecido fora da data marcada, o que provoca atrasos, desorganização no atendimento e dificuldades no planejamento do estoque de medicamentos”, explica a diretora técnica do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa, Vivianne Vieira de Melo.

O paciente que não puder comparecer à unidade na data marcada pode autorizar uma pessoa de confiança para realizar a retirada em seu nome, desde que o representante seja previamente cadastrado no sistema do Cemac JB.

 

Compartilhe: