SES alerta para testagem e diagnóstico precoce diante dos casos de HIV em Goiás

SES alerta para testagem e diagnóstico precoce diante dos casos de HIV em Goiás

Dados divulgados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do boletim Epidemiologia da Infecção por HIV e Aids em Adultos – 2015 a 2025, indicam que Goiás registrou 25.100 casos de HIV e Aids em adultos no período analisado.

Conforme o levantamento, 29.503 pessoas vivem com HIV no estado. Desse total, 5% não estão vinculadas aos serviços de saúde, enquanto 15% não iniciaram ou interromperam o tratamento.

A maior concentração de casos está nas regiões Central, Centro-Sul, Pirineus, Sudoeste I, Entorno Sul e Sul.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, orienta a população a procurar as unidades de saúde para realizar o teste sempre que houver situação de risco, como relações sexuais sem o uso de preservativo.

Ela também destaca que o diagnóstico precoce possibilita o início rápido do tratamento, a prevenção de complicações e a proteção de outras pessoas.

“É o tratamento que impede a transmissão do vírus. Pessoas que utilizam a terapia antirretroviral e atingem carga viral indetectável não transmitem o HIV por via sexual”, alerta a subsecretária.

Compartilhe: