Em meio ao crescente número de brasileiros endividados, o Procon Goiás divulgou um comunicado com uma série de orientações para evitar que esse cenário se agrave em razão das despesas de fim de ano.
Logo de início, o órgão destaca a importância do planejamento financeiro, considerado fundamental para avaliar prioridades e colocar os gastos “na ponta do lápis”.
“Planejar é a peça-chave para ter um ano mais próspero e organizado. Nesta época, muitos brasileiros recebem o 13º salário, o que representa uma oportunidade de utilizar parte do recurso para quitar dívidas e começar o ano sem pendências”, ressalta o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston.
Para quem tem o hábito de viajar, é preciso redobrar a atenção, uma vez que o próximo ano contará com diversos feriados prolongados, além da realização da Copa do Mundo, o que pode estimular ainda mais as viagens.
Diante desse cenário, a recomendação é planilhar gastos com passagens, hospedagem e alimentação, a fim de evitar despesas excessivas. Outra dica importante é a criação de uma reserva financeira para situações de emergência.
O Procon Goiás também reforça que mantém o Núcleo de Apoio e Atendimento aos Superendividados, programa voltado à renegociação de dívidas, conciliação e mediação de conflitos.


