O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando para a prolongação da onda de calor extremo que atinge o Brasil.
Segundo o Inmet, a previsão inicial era de que o fenômeno se encerrasse no fim da tarde de segunda-feira (29). No entanto, em alguns estados — como Goiás — o aviso permanece válido até as 18h desta terça-feira (30).
O alerta é válido para todo o estado do Rio de Janeiro e para a maior parte de São Paulo, além de abranger o sul do Espírito Santo, as regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o sul de Goiás e o leste de Mato Grosso do Sul.
Em contrapartida, Santa Catarina e Paraná foram retirados da área de risco para calor extremo, mas ainda podem registrar a ocorrência de tempestades.
De acordo com o Inmet, a extensão do alerta se deve às projeções meteorológicas que indicam temperaturas até 5 °C acima da média nas regiões afetadas.
O instituto também chama atenção para os riscos à saúde e reforça a necessidade de manter-se hidratado, usar roupas leves e evitar a prática de atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia.


