As cidades de Luziânia e Rio Verde receberão bases aéreas policiais. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (UB) durante a entrega de quatro novos helicópteros às forças de segurança, em um evento realizado na Praça Cívica, em Goiânia, na segunda-feira (12). As aeronaves se somam às três que já integravam a frota da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Segundo o governador, há previsão de que outra estrutura também seja implantada na região Norte do estado.
“Luziânia será a base no Entorno, e a outra será em Rio Verde. Depois, vamos fazer na região Norte e ir ampliando, com o Daniel Vilela, por todo o estado, para agilizar as ações de combate à criminalidade”, afirmou.
Os helicópteros destinados à Secretaria de Segurança Pública de Goiás dobram a frota aérea do estado e visam fortalecer a capacidade de resposta em operações estratégicas. As aeronaves estão em operação desde dezembro de 2025 e contam com tecnologia de ponta, incluindo sistemas que combinam sensores e câmeras especiais capazes de captar, gravar e transmitir imagens e dados em tempo real, além de autonomia de voo de até 4h30.
Ao todo, foram investidos mais de R$ 135 milhões, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública.
De acordo com Caiado, a descentralização das aeronaves deve trazer mais eficiência ao trabalho da segurança pública, uma vez que cada base terá uma área de abrangência definida, permitindo maior rapidez no deslocamento das equipes.
Durante o discurso, o governador também indicou que, em breve, haverá a entrega de novos helicópteros.
Detalhes sobre os helicópteros
As aeronaves são do modelo Airbus/Helibras AS350B3a (H125), da família Esquilo, conhecidas pela robustez, segurança e alto desempenho.
Os helicópteros permitem o acompanhamento em tempo real das ocorrências, com apoio direto às equipes em solo e acesso rápido a áreas de difícil alcance, como regiões rurais, rodovias e zonas de mata.
“Para vocês terem uma ideia, um dos helicópteros será equipado com o que há de mais sofisticado. Isso não é dito apenas pelo governador, mas também pelo presidente da Helibras, que afirmou não existir, no estado, outra aeronave com essa estrutura, aparelhagem e tecnologia embarcada. Será o mais sofisticado para voo noturno, captação de imagens, sensor térmico, repasse de imagens ao centro de segurança do estado e pouso em situações de risco”, afirmou Caiado à TV Serra Dourada.
Do total entregue, dois helicópteros foram destinados à Polícia Militar, um à Polícia Civil e outro ao Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg), responsável pela gestão e operação das aeronaves do Governo de Goiás.
Para exemplificar a capacidade dos equipamentos, um dos modelos destinados à Polícia Militar possui sistema de imageamento aéreo, que permite policiamento noturno e identificação de pontos de calor.
Vale destacar que, há 14 anos, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) operava sem helicóptero, em razão de um acidente ocorrido em 2012.



