Feminicídio cresce em Goiás apesar da queda geral nos índices de criminalidade

Feminicídio cresce em Goiás apesar da queda geral nos índices de criminalidade

Apesar de Goiás ter registrado, pelo sétimo ano consecutivo, queda nos principais índices de criminalidade, o número de feminicídios seguiu trajetória oposta. Os dados constam em levantamento divulgado na segunda-feira (19) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que compara os registros entre os anos de 2018 e 2025.

De acordo com o relatório, os casos de feminicídio passaram de 56 para 59 no período analisado, o que representa um aumento de 6%. O cenário se mostra ainda mais preocupante quando comparado a 2018, ano em que foram registrados 36 crimes. Nesse recorte, o crescimento chega a quase 64%.

Outros dados

Em contrapartida, o levantamento aponta redução expressiva e contínua nos crimes de roubo. Entre os destaques estão os roubos de carga (-97%), de veículos (-95%), a transeuntes (-92%) e em estabelecimentos comerciais (-91%).

Os crimes contra a vida também apresentaram recuo significativo, como latrocínio (-82%), homicídio doloso (-62%), lesão corporal seguida de morte (-54%) e tentativa de homicídio (-28%).

Outro dado relevante é a redução de 100% nos crimes classificados como “Novo Cangaço” — modalidade de roubo a instituições financeiras —, sem nenhum registro nos últimos anos.

O relatório aponta ainda que 109 municípios goianos não registraram homicídio consumado ao longo de 2025.

Segundo a SSP, houve também queda nos casos de furto, incluindo veículos (-71%), residências (-52%) e propriedades rurais (-39%). Já os registros de estupro apresentaram redução de 8% no período analisado.

Compartilhe: