A Operação Vigília, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Entorno do Distrito Federal (Gaeco Entorno), em parceria com o Ministério Público de Goiás (MPGO), cumpriu mandados contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) em unidades prisionais do Estado.
No total, conforme determinação da 1ª Vara de Garantias de Goiânia, foram cumpridas 13 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Formosa, Alexânia e Rio Verde, além do complexo da Papuda.
As investigações tiveram início a partir de provas e indícios coletados nas operações “Sintonia” e “Sintonia do Entorno”, também contra a facção. Conforme apurado, membros do PCC que estavam no interior das unidades prisionais aceitavam novos integrantes e cometiam, direta ou indiretamente, crimes como tráfico de drogas, homicídios e estelionatos.
Segundo o Gaeco, em decorrência da localização estratégica, Goiás é um território de interesse para a expansão dos negócios da associação criminosa, por se encontrar na Rota Caipira — região na qual parte da droga trazida de países como Paraguai, Peru e Bolívia é distribuída para outras localidades do Brasil e também para continentes como Europa e Ásia.
As operações contaram com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF/Decor).


