Goiás já registrou 26 casos de febre amarela em macacos em 2025

Goiás já registrou 26 casos de febre amarela em macacos em 2025

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que, ao longo deste ano, o Estado contabilizou um total de 26 casos registrados de febre amarela em macacos – todos eles morreram.

De acordo com a pasta, o caso mais recente foi registrado em Silvânia, na região do Sudeste goiano, quando moradores de um mesmo bairro encontraram 3 animais. Dois deles morreram logo após o resgate.

Segundo a SES, o maior número de casos é em Goiânia, com 10 confirmações, seguida por Aparecida de Goiânia, com 4; Guapó, Hidrolândia e Firminópolis com 2 casos cada; Bela Vista de Goiás, Inhumas e Silvânia com uma confirmação cada.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, doutora Cristina Laval, ressalta que o macaco é uma vítima e não um transmissor da doença e que a vacinação é o meio mais eficiente de se proteger da doença.

A profissional ainda orienta o uso de repeltes e roupa que cubram a pele. Vale salientar que, desde 2017, não são registrados casos de febre amarela em humanos em Goiás.

 

 

Compartilhe: