Ambulantes já tem data para deixar calçadas da Avenida 24 de Outubro

Ambulantes já tem data para deixar calçadas da Avenida 24 de Outubro

Os ambulantes que atuam na Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas, em Goiânia, já têm data para desocupar as calçadas. Conforme estipulado pela Prefeitura de Goiânia, a retirada dos vendedores deve ocorrer até o dia 31 de janeiro deste ano.

Com a medida, apenas bancas fixas que possuem autorização poderão permanecer no local. Os ambulantes que não estiverem regularizados serão transferidos para a Feira Hippie ou para lojas em shoppings da Região da 44.

Segundo a Prefeitura, a ação tem como objetivo organizar a localidade e faz parte do plano de continuidade das obras do corredor estrutural, que prevê intervenções para a reorganização do trânsito, criação de vagas de estacionamento e melhorias na circulação de pedestres na Avenida 24 de Outubro.

De acordo com a gestão municipal, mais de 40 ambulantes já foram notificados até o momento.

A ocupação irregular das calçadas tem sido motivo frequente de reclamações, sobretudo por parte de comerciantes formais, que apontam concorrência desleal.

“É desleal, né? Nós pagamos aluguel e aí eles tomam conta da calçada. Ao mesmo tempo, se você deixar um dia ou duas horas, eles vêm todo dia e não tem como tirar”, afirmou a comerciante Lúcia Rodrigues à TV Serra Dourada.

Todos os ambulantes estão sendo fiscalizados pela Secretaria Municipal de Eficiência para que desocupem as calçadas até o prazo estabelecido.

Segundo o secretário municipal de Eficiência de Goiânia, Fernando Peternella, os trabalhadores que forem transferidos para os shoppings da Região da 44 terão apoio por meio de aluguel social.

“Nós temos a Associação dos Comerciantes da 44, dos lojistas da 44, e eles também ajudam nessa questão. Funciona como um aluguel social: a pessoa entra pagando 30% do valor do aluguel; depois de três meses, passa a pagar 50%; após mais três meses, 70%; e só começa a pagar 100% do aluguel depois de um ano. Isso é justamente para apoiar essa transição”, explicou.

Além da Avenida 24 de Outubro, a Prefeitura de Goiânia também pretende intensificar a fiscalização e liberar as calçadas de outras vias importantes da cidade, como as avenidas Bernardo Sayão e Anhanguera.

Compartilhe: