A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) iniciará obras emergenciais com o objetivo de reduzir os problemas de drenagem no Terminal da Praça da Bíblia, localizado no Setor Leste Universitário. O anúncio ocorre após a forte chuva registrada na segunda-feira (05), que deixou o local completamente alagado, dificultando o embarque e desembarque de passageiros.
A medida foi definida durante uma reunião realizada na terça-feira (06) entre representantes da Câmara Deliberativa de Transportes, da RedeMob e da Seinfra. As obras devem começar nos próximos dias.
Segundo a Seinfra, o projeto prevê a implantação de um canal subterrâneo para desviar a água que atualmente é direcionada para dentro do terminal. A intervenção deve durar entre 10 e 15 dias e inclui alterações na Rua 256.
A proposta é a criação de uma mão inglesa, que irá estreitar o tráfego no acesso à via, sem interromper a circulação de veículos.
De acordo com a secretaria, os alagamentos recorrentes no local são resultado de falhas na obra de ampliação do terminal. O fluxo de ônibus não deverá sofrer alterações durante a execução dos serviços.
A avaliação, no entanto, é contestada pela RedeMob, que atribui o problema à infraestrutura urbana da cidade.
“Vamos implantar uma tubulação subterrânea, com a construção de uma boca de lobo antes para captar a água e um extravasor depois, evitando que o volume chegue ao terminal. Dessa forma, a água é captada ainda na região da Anhanguera e direcionada para uma área mais baixa, sem passar pelo terminal”, explicou o diretor de Operações e Conservação da Seinfra, Lucas Gontijo Borges.
O projeto será encaminhado para aprovação da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) nesta quarta-feira (07).


