Após as chuvas intensas que atingiram Goiânia no último sábado (06) e deixaram um motorista ilhado na Marginal Botafogo, a Prefeitura anunciou novas medidas de prevenção.
Uma das ações será a instalação de um sistema de barreiras automáticas em vias consideradas de alto risco de alagamentos, com o objetivo de impedir o acesso de veículos durante os temporais. A expectativa é que as estruturas sejam colocadas em até 60 dias.
Conforme a administração municipal, inicialmente, os equipamentos serão instalados na Rua 87 e nos acessos da Marginal Botafogo — pontos classificados como os mais críticos do município pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET).
De acordo com a SET, as cancelas contarão com sistema inteligente, acionamento automático e monitoramento em tempo real, bloqueando o tráfego sempre que houver risco de alagamento.
Além das barreiras, a Prefeitura de Goiânia também planeja realizar uma intervenção estrutural na Marginal Botafogo. O investimento previsto é de R$ 120 milhões.
Segundo o prefeito Sandro Mabel (UB), o município deve acionar o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) para viabilizar a obra em caráter emergencial.


