Banco de Leite do Hemu pede doações para reforçar estoque e ajudar bebês internados

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) pede ajuda à população para reforçar as doações de leite materno, diante da redução no estoque.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o alimento é essencial para a recuperação e nutrição de bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que não podem ser amamentados pelas próprias mães.

Podem doar mulheres que estejam amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho; que sejam saudáveis; não fumem; não consumam álcool ou drogas ilícitas; não utilizem medicamentos incompatíveis com a amamentação; e que apresentem exames pré ou pós-natais compatíveis, como VDRL e anti-HIV.

A seleção é feita pelo médico responsável pelo Banco de Leite ou pelo Posto de Coleta. As mães doadoras recebem visitas semanais das bombeiras Beatriz Alves Ribeiro e Ronilde das Chagas Ramos, que recolhem os frascos esterilizados e deixam novos para a próxima coleta.

“Cada doação representa uma chance de vida. Precisamos reforçar os frascos com leite em nossa unidade”, afirma a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hemu, Renata Machado Leles.

Mais informações sobre o agendamento de doações podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp: (62) 3956-2921.

Compartilhe: