Considerada a nova fronteira agrícola de Goiás, a região do Vale do Araguaia tem chamado atenção após um vídeo repercutir nas redes sociais mostrando mais de vinte aviões em uma fazenda localizada em Nova Crixás, na região Norte do estado.
O registro foi feito durante a Abertura Estadual do Plantio de Soja da Safra 2025/2026, evento que reuniu mais de mil participantes, entre eles empresários do agronegócio, produtores rurais, profissionais do setor e autoridades estaduais e federais. A ação aconteceu no dia 28 de setembro na Fazenda Tamburi.
Um dos participantes do evento e responsável pelo vídeo compartilhado nas redes sociais, o engenheiro Elio Jove, afirmou que a ação contou com a presença de 28 aviões e 3 helicópteros.
Em entrevista ao G1, um especialista afirmou que cada aeronave pode custar mais de R$ 40 milhões, dependendo do modelo, ano de fabricação e de outros fatores, como recursos tecnológicos.
Sobre a região
De acordo com a Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos de Goiás (Aprosoja-GO), a localidade é formada por 11 cidades e, atualmente, representa 10% de toda a safra de soja produzida em Goiás e 15% da produção de milho do estado.
Segundo a Aprosoja, a região ainda apresenta potencial para aumentar a área agricultável em 50%, podendo converter mais de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas produtivas destinadas à primeira safra de soja.


