Contas de luz têm aumento de quase 20% em Goiás a partir desta quarta-feira (22)

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira (21), o Reajuste Tarifário Anual da Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A.  passa a valer a partir desta quarta-feira (22) e aumentará em quase 20% o valor das contas de energia em todo o estado.

Conforme anunciado, com a alteração, o efeito médio para o consumidor será de 18,55%. No caso dos consumidores residenciais, classificados como B1 (empresa), o aumento será de 18,74%. Já a categoria de baixa tensão, em média, sofrerá uma elevação de 19,01%, enquanto a de alta tensão terá um reajuste de 17,04%.

Na justificativa, a ANEEL argumentou que, entre os fatores que mais impactaram os índices, estão os custos com distribuição, transporte e aquisição de energia, além de encargos setoriais e componentes financeiros.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (UB) criticou a decisão e chamou o reajuste de “presente amargo” dado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O governo Lula, mais uma vez, está metendo a mão no bolso do cidadão goiano. E o que é pior: como a energia tem um peso maior no orçamento das famílias carentes, quem vai sofrer mais são os mais pobres. O aumento nas residências será de 19,56%. Todo mundo sabe que Goiás não consegue se desenvolver ainda mais porque não temos energia suficiente para atender à demanda. E o governo Lula, em vez de investir em mais energia, prefere cobrar mais caro por um serviço de péssima qualidade”, diz ele.

Vale destacar que a Equatorial Goiás é responsável por atender cerca de 3,49 milhões de unidades consumidoras em todo o estado.

Veja o vídeo: 

Compartilhe: