De beca, jovem viaja por 35 horas para reencontrar a família no Maranhão

De beca, jovem viaja por 35 horas para reencontrar a família no Maranhão

Por mais de 35 horas, a bacharel em Direito Darilene Rocha de Carvalho percorreu mais de 2 mil quilômetros vestida com a beca, entre Goiânia e o município de Fortaleza dos Nogueiras, no Maranhão.

A ação teve como objetivo cumprir uma promessa feita ainda no início da graduação: retornar à casa dos pais com a peça de roupa. O reencontro com a família ocorreu no último sábado (27).

As dificuldades na trajetória da jovem começaram cedo. Oitava de nove irmãos, Darilene é filha de lavradores da zona rural e cresceu em meio a limitações financeiras.

Em entrevista ao Mais Goiás, ela contou que, apesar dos desafios, sempre recebeu incentivo dos pais para estudar. Quando a escola rural foi fechada, a mãe chegou a se mudar para a cidade com os filhos mais novos, enquanto o pai permanecia no campo trabalhando.

“Era tudo levado na carguinha, com cangalha. Era uma luta diária”, relembra.

Aos 15 anos, Darilene se mudou para Goiânia e, um ano depois, começou a trabalhar em uma loja de tecidos enquanto cursava o ensino médio.

Segundo ela, a carreira no Direito sempre foi um sonho, embora não soubesse exatamente por onde começar. A promessa de retornar à cidade natal vestida com a beca surgiu já durante a graduação, período em que a família enfrentava conflitos relacionados à terra, além do adoecimento do pai.

Diante desse contexto, Darilene decidiu que, após a formatura, refaria o trajeto que a família costumava percorrer diariamente, mas desta vez usando a beca.

“Foi uma sensação de vitória. Houve momentos em que chorei, mas de gratidão. Mesmo sem ainda ter feito a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), eu me senti vencedora”, afirmou.

A cerimônia de formatura está prevista para o dia 30 de janeiro, no Paço Municipal de Senador Canedo.

Compartilhe: