O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) emitiu um alerta após mais de 170 goianos denunciarem à Ouvidoria do órgão que foram vítimas do golpe do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento neste ano.
De acordo com o Detran, a prática tende a aumentar com o fim do prazo para pagamento dos tributos de quase três milhões de veículos em todo o estado. A data final foi prorrogada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para o dia 31 de outubro.
Na prática, conforme o departamento, os criminosos se aproveitam do momento de pressa e desatenção para aplicar as fraudes e enganar os motoristas.
Segundo os relatos recebidos, os golpistas iniciam o contato via WhatsApp, e-mail ou redirecionam as vítimas para sites falsos por meio de buscas em plataformas online. Em alguns casos, foram mencionados prejuízos que ultrapassam a faixa de R$ 5 mil.
Diante das denúncias, o Detran salienta que as únicas formas de pagamento oficiais são por meio de boletos bancários ou do Documento Único de Arrecadação (DUA), ambos disponíveis apenas no aplicativo Detran GO ON ou no site oficial do Detran.
Também é possível realizar o pagamento via Pix, sendo necessário conferir o CNPJ: 02.872.448/0001-20.
As vítimas desse tipo de golpe devem registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil (PC) e podem denunciar o crime na Ouvidoria do Detran-GO, pelo Portal Expresso. A recomendação é sempre digitar o endereço oficial no navegador e evitar clicar em anúncios patrocinados nos buscadores.


