Estacionar em vaga especial sem autorização pode render multa e remoção do veículo em Goiânia

Estacionar em vaga especial sem autorização pode render multa e remoção do veículo em Goiânia

Embora pareça um ato quase inofensivo, estacionar em vagas especiais sem autorização pode pesar no bolso dos motoristas em Goiânia.

À TV Serra Dourada, o coordenador de estacionamento especial da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Rangel Guimarães, explicou que a infração pode resultar em multa de quase R$ 300, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até a remoção do veículo.

Somente em 2025, em Goiânia, foram registradas mais de 7 mil autuações por uso irregular de vagas especiais. Desse total, 2.033 ocorreram por ocupação indevida de vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) e 5.148 em vagas reservadas a idosos.

Equipes da SET também têm atuado em estacionamentos de estabelecimentos privados, e 122 locais já foram autuados. De acordo com o coordenador, as fiscalizações são realizadas em pontos estratégicos e em locais que recebem denúncias.

“Se você não tem direito, não utilize as vagas”, alertou.

Balanço

Em 2025, a SET emitiu mais de 18 mil novas credenciais de estacionamento para idosos, PcDs e pessoas com mobilidade reduzida.

Atualmente, cerca de 125 mil pessoas têm direito ao benefício das vagas especiais em Goiânia.

“O balanço de 2025 foi extremamente positivo, porque conseguimos alcançar de forma objetiva o público que realmente tem direito ao cartão especial de estacionamento, seja a pessoa idosa ou a pessoa com deficiência. Muitas pessoas tiveram esse acesso. Em 2026, teremos uma programação ainda mais intensiva”, afirmou.

Quem possui direito ao benefício pode solicitar a credencial de forma on-line, por meio do site goiania.go.gov.br, ou presencialmente nas unidades do Atende Fácil.

Compartilhe: