Motoristas de Goiânia e da Região Metropolitana foram surpreendidos, na última quarta-feira (10), com o aumento repentino no preço do etanol em diversos postos. Em alguns estabelecimentos, o litro chegou a R$ 5,27 — valor considerado alto pelos consumidores.
Segundo o Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol de Goiás (Sifaeg), a elevação dos preços é resultado de uma combinação de fatores, como a produção abaixo do esperado na safra de cana-de-açúcar, em razão da seca dos últimos anos, e os incêndios registrados em canaviais.
Com a oferta reduzida e a demanda aquecida — impulsionada pela competitividade do etanol frente à gasolina — os valores subiram em diferentes regiões.
Diante da situação, ainda na quarta-feira, o Procon Goiás realizou uma operação de fiscalização em postos de combustíveis da capital. Durante a ação, as equipes solicitaram aos responsáveis pela revenda a apresentação das notas fiscais de entrada dos combustíveis e dos cupons de venda praticados aos consumidores.
Os agentes organizaram os dados em planilhas para verificar se houve ou não aumento abusivo no preço do etanol. Outros postos também serão notificados a entregar as notas fiscais referentes ao período investigado, no prazo de até 10 dias.
Os documentos serão analisados pela gerência de cálculo do órgão.


