Goiânia terá mutirão gratuito para exames preventivos e inserção de DIU; saiba como participar

Durante os dias 11 e 18 de outubro (aos sábados), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá um mutirão de exames preventivos e inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) no Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI). As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama e do colo do útero.

Segundo a diretora-geral do HMDI, Ana Carolina Garcia, serão realizadas mamografias e exames citopatológicos — que analisam células para detectar doenças como inflamações, infecções, lesões pré-cancerosas e cânceres em estágio inicial.

A inserção de DIU será feita como forma de ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração e fortalecer a política de saúde da mulher, além de reforçar o cuidado integral.

O Complexo Regulador Municipal é o órgão responsável por agendar os atendimentos, conforme explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. “Ligamos para as pacientes que já têm indicação para os exames e confirmamos a data”, destaca.

Mesmo assim, a participação no mutirão pode ser feita de forma simples. Qualquer interessada pode solicitar os exames indo até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), não sendo necessário agendamento prévio.

“Basta procurar a UBS mais próxima, sem necessidade de agendamento. Lá, a consulta médica ou de enfermagem gera o pedido. Em seguida, a regulação entra em contato e marca o exame na rede”, explicou Pellizzer.

Compartilhe: