Um levantamento com base em dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que Goiás ocupa a 2ª posição entre os estados que mais ganham moradores no Brasil.
De acordo com o levantamento, o território goiano registrou um saldo positivo de mais de 187 mil habitantes, ficando atrás apenas de Santa Catarina, que teve um aumento de mais de 354 mil.
O panorama vai na contramão de outros estados tradicionais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, que vêm perdendo população.
Uma das explicações para o saldo positivo se deve a fatores como expansão econômica, crescimento industrial, atração de empresas ligadas aos setores de alimentos, energia, fertilizantes, químicos e manufatura, além do avanço no mercado de trabalho, infraestrutura em expansão e políticas fiscais que atraem investimentos.
Além disso, o estado também aparece como destino de migrantes devido ao custo de vida mais acessível, com moradia mais barata se comparada a grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Veja os estados que mais ganharam população por migração:
Santa Catarina (+354 mil)
Goiás (+187 mil)
Minas Gerais (+106 mil)
Mato Grosso (+104 mil)
Paraná (+85 mil)
Paraíba (+30 mil)


