Incêndios atingem Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e mais de 100 hectares já foram queimados

Há pelo menos duas semanas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, tem enfrentado diversos focos de incêndio. As chamas ganharam maior intensidade ao longo do fim de semana, consumindo parte da vegetação, causando a morte de animais e ameaçando casas no entorno. Ao todo, mais de 100 mil hectares foram queimados na região da Chapada dos Veadeiros até a última sexta-feira (10).

Um dos principais focos ocorreu em Alto Paraíso de Goiás e foi combatido. No entanto, a situação levou moradores de áreas próximas ao parque a abandonarem suas residências. Nenhuma casa foi atingida e, posteriormente, todos puderam retornar.

Outro ponto afetado pelas chamas foi uma região entre Alto Paraíso e Nova Roma. Mesmo com as chuvas que ajudaram parcialmente no combate, o fogo ainda não foi totalmente controlado, e cerca de 20 brigadistas continuam atuando no local.

As chamas também ameaçaram atingir a Terra Indígena Avá-Canoeiro e o território quilombola Kalunga. Alguns animais chegaram a ser resgatados na área afetada.

De acordo com o brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Alberto, a suspeita é de que o incêndio tenha origem criminosa.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou uma operação de combate aos incêndios, na sexta-feira (10), resultando na prisão de duas pessoas. As multas aplicadas podem chegar a R$ 50 milhões.

Compartilhe: