O presidente do PSDB e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, fez um convite ao ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), para se filiar à legenda e ser, novamente, candidato à Presidência nas eleições de 2026. O convite foi noticiado inicialmente pelo portal Metrópoles.
De acordo com o dirigente, Temer se sentiu lisonjeado com o convite e prometeu avaliar a possibilidade.
“É um homem experiente, que demonstrou capacidade gerencial e administrativa. É um diplomata. O Brasil precisa quebrar essa radicalização. Seria uma pessoa para trazer temperança”, afirmou Perillo.
O aceno ocorreu na mesma semana em que Ciro Gomes se filiou ao partido — o que representa uma das poucas adesões de peso à legenda, diante de uma série de derrotas recentes, como a perda de três governadores para outras siglas: Eduardo Leite (RS) e Raquel Lyra (PE) para o PSD, e Eduardo Riedel (MS) para o PP. A possibilidade é que Ciro seja candidato ao governo do Ceará no próximo ano.
Segundo Marconi, o convite já havia sido feito a Temer anteriormente, por meio do deputado Aécio Neves, mas foi reforçado nesta semana. A eventual troca de partido, porém, é vista com ceticismo por emedebistas.
Um dos desafios seria a baixa popularidade do ex-presidente, uma vez que ele registrou os menores índices de aprovação desde o fim da ditadura. Temer encerrou o mandato, em 2018, com o governo considerado ruim ou péssimo por 62% dos entrevistados, regular por 29% e bom ou ótimo por apenas 7%, conforme pesquisa Datafolha.
Temer, inclusive, tem uma longa trajetória no MDB, partido pelo qual foi deputado federal, presidente da sigla, presidente da Câmara dos Deputados e presidente da República.
Além disso, aliados argumentam que o ex-presidente é valorizado dentro do MDB e nunca demonstrou interesse em disputar novamente o cargo de presidente, que exerceu entre 2016 e 2018, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Há ainda quem ressalte que, atualmente, o PSDB é um partido menor que o MDB, com 14 deputados tucanos na Câmara e 42 parlamentares emedebistas.


