Moradores de Goiás poderão contemplar, nesta semana, o fenômeno da segunda e penúltima Superlua de 2025, que deve atingir o pico de visibilidade e oferecer um verdadeiro espetáculo natural. O auge do fenômeno está previsto para a noite de quarta-feira (05), mas o efeito poderá ser observado também na quinta-feira (06).
A previsão é que o evento ocorra durante a fase de Lua Cheia, coincidindo com o ponto da órbita lunar em que o satélite está mais próximo da Terra. Com isso, o diâmetro da Lua pode parecer até 14% maior e o brilho, até 30% mais intenso, em comparação com uma Lua Cheia comum.
Em entrevista ao O Popular, a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI), Josina Nascimento, explicou que, em Goiânia, a Lua nascerá às 18h43 e se porá apenas no dia seguinte, às 6h12. No entanto, será possível contemplar o astro durante toda a noite.
“A Superlua será vista em todo o Brasil e, na verdade, em todo o mundo. O que muda é apenas o horário em que ela aparece. Quando se trata de uma Lua Cheia, ela nasce quando o Sol se põe e se põe quando o Sol nasce, ficando visível durante toda a noite. O que pode impedir a observação é a chuva ou o tempo muito nublado”, afirmou a astrônoma.


