Mutirão em Goiânia realiza mais de 1,1 mil atendimentos na campanha contra o diabetes

Mutirão em Goiânia realiza mais de 1,1 mil atendimentos na campanha contra o diabetes

Mais de 1.115 atendimentos e exames gratuitos foram realizados durante o primeiro mutirão da campanha Goiás Unido Contra o Diabetes, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), no último sábado (29).

A ação ocorreu na Praça Cívica, em Goiânia, das 8h às 12h, e contou com a participação de equipes do HGG/Cead, HDS, HDT, CEAP-SOL, CEROF e HOA, além da Universidade Evangélica de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Laboratório Núcleo.

O atendimento às pessoas com diabetes foi realizado mediante apresentação de documento pessoal e declaração da condição. Durante o período, foram feitos mapeamento de retina, avaliação do pé diabético, 60 ecodopplers/dopplers de membros inferiores, 31 ecodopplers/dopplers de carótidas, 76 eletrocardiogramas e 104 coletas laboratoriais.

Também houve avaliação nefrológica, antropometria, cálculo do IMC, aferição da pressão arterial, encaminhamento para tratamento especializado pela Regulação Estadual e 522 atendimentos em oftalmologia.

Ainda foram realizados 322 atendimentos gerais à população, com aferição de glicemia e pressão arterial, orientações nutricionais, oficinas educativas e outras ações de promoção da saúde, reforçando a importância da prevenção e da conscientização sobre cuidados essenciais.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, a mobilização reforça os esforços para ampliar o cuidado e alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

“O diabetes é uma condição crônica complexa, e metade das pessoas que vivem com a doença desconhece o diagnóstico. A iniciativa fortalece o acesso aos serviços de saúde, promove prevenção e salva vidas”, destacou.

Compartilhe: