Novo modelo urbanístico de Goiânia pode ser a solução para melhorar mobilidade urbana na capital

Novo modelo urbanístico de Goiânia pode ser a solução para melhorar mobilidade urbana na capital

A consolidação de um novo modelo em Goiânia, que vem se perpetuando ao longo dos anos, é vista por especialista do setor imobiliário como uma provável solução para possibilitar que a cidade siga crescendo sem se tornar intransitável. Trata-se do formato de cidade policêntrica — onde existem diversos centros comerciais e de serviços que favorecem a acessibilidade dos moradores e, consequentemente, diminuem a necessidade de deslocamentos até o centro da capital.

De acordo com o especialista imobiliário Henrique Campelo, alguns setores da cidade, como Eldorado, o Setor Jaó, o Garavelo, Goiânia 2 e o Parque Lozandes já sentem os reflexos desse modelo. Para o profissional, a situação irá modernizar a cidade e estimular o desenvolvimento de diversos eixos, melhorando a mobilidade urbana e levando mais qualidade de vida.

“Quando temos, em uma região, a presença de serviços básicos como saúde, educação, moradia com qualidade e acesso a serviços públicos, essa região se torna um indutor de crescimento orgânico, como podemos ver hoje na região Sudeste, do lado da BR-153, em que temos a presença da sede do administrativo municipal, da Assembleia Legislativa, do Fórum Cível e outros importantes órgãos, além de diversos restaurantes, farmácias, escolas, academias e outros, que atraem cotidianamente novos moradores”, destacou.

A região Sudeste mencionada por ele é um dos novos centros da cidade e tem, inclusive, atraído investimentos imobiliários para atender à demanda por moradia e serviços.

“Hoje recebemos diversas pessoas que moravam em outros bairros, mas trabalham aqui perto e desejam encurtar a distância, ou pessoas que moram aqui e querem trazer seus negócios para atender a população da região, como donos de clínicas de diversas áreas da saúde, advogados, corretores, entre outros”, afirma.

Dados IBGE

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo 2022, apontam que Goiânia é a capital brasileira entre as 10 mais populosas com maior uso de transporte privado.

Conforme a pesquisa Viver nas Cidades — Mobilidade, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e pela empresa de pesquisa Ipsos, mais da metade da população de Goiânia usa carro para ir ao trabalho, sendo 41% automóvel particular e 10% por aplicativo.

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