As obras realizadas na Marginal Botafogo, na altura da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, devem ser finalizadas neste final de semana, conforme informado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
De acordo com a Prefeitura, as ações consistem em operação para recuperação do talude e do processo erosivo da via. Até o momento, as equipes já concluíram o muro de contenção e a pavimentação da pista da esquerda, que fica no sentido Norte–Sul.
Agora, as equipes seguem atuando na construção de duas descidas d’água, que foram danificadas pelas chuvas, além da colocação de defesas metálicas para a liberação total da pista.
“No último final de semana, as equipes fizeram a sub-base, a base e a capa asfáltica da pista de rolamento”, diz o diretor de Execução de Obras, Vinícius Tadeu Boldrin de Mello.
As equipes da Seinfra realizaram, no dia 23 de setembro, uma vistoria na Marginal Botafogo. Na ocasião, foi constatado um processo erosivo formado com a queda de um gabião na altura da Rua 44, no sentido Norte–Sul da via.
Logo em seguida, foi iniciada a limpeza do leito do córrego em 41 metros de extensão, com a quebra da laje que havia sido levantada e rompida pela chuva, além da preparação da obra.
Após essa etapa, as equipes realizaram a estabilização do solo para iniciar a base do muro de gravidade, com estruturas de anilhas de 1.500 mm, além da britagem e concretagem no fundo do Córrego Botafogo, com o intuito de evitar o assoreamento do curso d’água.
“Em outros pontos da via, existem problemas pontuais de erosões, escorregamentos e comprometimento da estrutura do gabião, que são monitorados e corrigidos dentro do cronograma de ações da Seinfra”, afirmou o diretor de Operações e Conservação, Lucas Gontijo Borges.


