A implantação da Onda Verde — sistema de sincronização de semáforos — já vem causando impactos positivos na fluidez do trânsito em Goiânia. De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Tráfego (SET), foi registrada uma redução de aproximadamente 30% no tempo médio de deslocamento na Avenida 85 desde o início da operação.
Um dos exemplos mais notórios foi observado no percurso entre o Setor Serrinha e a Praça Cívica, que antes levava de 24 a 25 minutos. Agora, com o sistema, o trajeto pode ser feito em cerca de 17 minutos, mesmo nos horários de pico.
Segundo o diretor de Engenharia de Tráfego da SET, Marco Antônio Porfírio, uma das características peculiares da Avenida 85 são os cruzamentos de alta demanda. Por isso, durante a fase pós-implantação, as equipes estão revisando as programações semafóricas para aprimorar ainda mais o desempenho do corredor e garantir maior fluidez.
“Para buscar o ponto ótimo de fluidez da região, equilibrando o percurso da Onda Verde com a circulação das áreas adjacentes, foram feitas diversas simulações de tráfego, que indicaram como melhor solução a divisão da sincronização em três blocos operacionais. O primeiro é o trecho da Avenida S-1, o segundo vai do campo do Goiás até a Avenida 136, e o terceiro segue até a Praça Cívica. Com os dados reais obtidos ao longo desta e da próxima semana, poderemos realizar ajustes finos e reduzir ainda mais as paradas”, explica.
Vale destacar que a Onda Verde da Avenida 85 faz parte do Plano Nova Mobilidade, que contempla 36 corredores estratégicos em Goiânia. Além da sincronização, o corredor também foi revitalizado, com adequações geométricas em cruzamentos, novas faixas de rolamento e modernização dos abrigos de ônibus, oferecendo mais conforto e acessibilidade aos usuários.


