A Operação Regional Proteção Integral, da Polícia Federal (PF), deflagrada na última terça-feira (16), cumpriu três mandados de busca e apreensão nas cidades de Ipameri, Campo Limpo e Anápolis, contra crimes envolvendo abuso sexual infantojuvenil na rede mundial de computadores.
De acordo com as investigações, durante a ação foram realizadas três prisões em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.
Em decorrência da situação, a PF orienta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os filhos quanto ao ambiente virtual e físico, com o intuito de protegê-los dos riscos de abusos sexuais.
Outro ponto destacado é a necessidade de conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicando como usar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura, além de acompanhar de perto as atividades on-line dos jovens.
Por fim, a PF recomenda que pais ou responsáveis estejam atentos a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou excesso de segredo em relação ao uso do celular e do computador, o que pode ajudar a identificar situações de risco.


