A Equatorial Goiás emitiu um comunicado informando que ao menos 49 municípios do estado registraram apagão ao longo da madrugada desta terça-feira (14). Em nota compartilhada nas redes sociais, a empresa afirmou que a situação ocorreu às 00h31, em decorrência da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) — sistema de proteção que desliga, de forma automática, parte do consumo de energia em uma região para evitar o colapso do sistema elétrico quando há desequilíbrio entre a geração de energia e a demanda.
Por conta disso, houve interrupção temporária e automática no fornecimento de energia, seguindo os protocolos de segurança determinados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “A medida foi necessária para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional”, diz um trecho da nota.
De acordo com a Equatorial, aproximadamente 529.498 unidades consumidoras do estado foram afetadas pelo desligamento temporário. A empresa reforçou que o fornecimento de energia foi restabelecido gradualmente, conforme as liberações do ONS.
“Reforçamos que o fornecimento de energia foi restabelecido gradualmente, conforme as liberações do ONS, sendo o último cliente normalizado 57 minutos após o início do evento. Seguimos monitorando o sistema em tempo real e em contato com o ONS, que está analisando as causas”, concluiu a nota.
A empresa disponibiliza canais de atendimento pelos números 0800 062 0196, (62) 3243-2020, pelo aplicativo Equatorial Energia e pelo site equatorialenergia.com.br.
Vale ressaltar que, além de Goiás, outros estados brasileiros também registraram a atuação do Erac.
Leia a nota da Equatorial:
Na madrugada de hoje, 14/10, às 00h31, Goiás e outros estados brasileiros registraram a atuação do ERAC – Esquema Regional de Alivio de Carga, o que causou a interrupção temporária e automática no fornecimento de energia, seguindo os protocolos de segurança determinados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Por determinação da ONS, a medida foi necessária para preservar a estabilidade do sistema elétrico diante de uma variação de frequência na rede nacional.
Como resultado, houve o desligamento temporário de 49 municípios em Goiás, afetando aproximadamente 529.498 unidades consumidoras.
Seguimos monitorando o sistema em tempo real e em contato com o ONS que está analisando as causas.



