Região considerada “nova fronteira agrícola” de Goiás chama atenção de internautas e tem potencial de crescimento; conheça

Região considerada “nova fronteira agrícola” de Goiás chama atenção de internautas e tem potencial de crescimento; conheça

Considerada uma nova fronteira agrícola de Goiás, a região do Vale do Araguaia chamou a atenção de internautas após um vídeo mostrar mais de 20 aviões na Fazenda Tamburi, localizada em Nova Crixás, na região Norte do estado.

A gravação mostrou um trecho da Abertura Estadual do Plantio de Soja da Safra 2025/2026, ocorrida no dia 28 de setembro, que reuniu diversos empresários do agronegócio de diferentes regiões.

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos de Goiás (Aprosoja-GO), a região é formada por 11 cidades e recebeu o título por representar 10% de toda a safra de soja produzida em Goiás e 15% da produção de milho.

Segundo a Aprosoja, a localidade também apresenta potencial para aumentar a área agricultável em 50%, além de converter mais de dois milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas produtivas para a primeira safra de soja.

A expectativa, conforme a associação, é que a região passe por um novo ciclo de crescimento até o final desta década, com a conclusão da obra da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que ligará Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, no Mato Grosso, prevista para 2029.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esses municípios são dois polos estratégicos para o escoamento de grãos e outros produtos agrícolas.

Compartilhe: