Saiba detalhes sobre acidente envolvendo queda de avião sobre casa no setor Santos Dumont, em Goiânia

Um avião monomotor, de pequeno porte, caiu sobre uma residência na Rua 24, no Setor Santos Dumont, em Goiânia. O acidente aconteceu na tarde da última segunda-feira (13) e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).

De acordo com a corporação, o piloto, identificado como Maurício Braga de Araújo, de 71 anos, foi encontrado fora da aeronave, consciente e sentado, apresentando algumas escoriações. Testemunhas relataram aos socorristas que o profissional conseguiu deixar o avião por conta própria.

Ao G1, a esposa da vítima, Sônia Ferreira Braga, afirmou que o marido voltava de um encontro de aviação em Jataí, onde estava desde sábado (11). Já no dia do acidente, enquanto seguia para o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, o motor parou de funcionar, e a aeronave acabou caindo sobre a casa no momento em que o piloto fazia um pouso de emergência.

Apesar de não ter sofrido ferimentos graves, a mulher afirmou que Maurício precisou ser internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), devido a um corte na cabeça, sendo necessários pontos. Segundo ela, o homem aguarda o resultado de um exame neurológico.

Como houve vazamento de combustível, os bombeiros precisaram atuar no isolamento da área para eliminar riscos de incêndio ou explosão. A moradora da casa foi socorrida por vizinhos logo após o acidente e, segundo testemunhas, estava bastante assustada, mas não se feriu.

Imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros mostram o cenário de destruição. A aeronave aparece sobre uma estrutura, enquanto destroços, como telhas quebradas, são avistados no chão.

Imagem mostra cenário de destruição após queda de avião em Goiânia. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Sobre a aeronave

De acordo com Sônia, o marido possui o avião há 17 anos e a aeronave havia sido deixada para revisão há cerca de 60 dias, tendo feito apenas duas viagens antes da queda.

O avião, inclusive, é um monomotor anfíbio experimental do modelo Seamax M-22, fabricado em 2008. Ele foi registrado sob a matrícula PU-DNA e possui espaço para dois ocupantes: um passageiro e o piloto.

Em nota enviada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar uma ação inicial envolvendo o avião.

Leia a nota da FAB: 

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (GO).

Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Acompanhe a investigação

Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.

Prazo para conclusão

A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.

O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).”

Compartilhe: