Um avião monomotor, de pequeno porte, caiu sobre uma residência na Rua 24, no Setor Santos Dumont, em Goiânia. O acidente aconteceu na tarde da última segunda-feira (13) e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).
De acordo com a corporação, o piloto, identificado como Maurício Braga de Araújo, de 71 anos, foi encontrado fora da aeronave, consciente e sentado, apresentando algumas escoriações. Testemunhas relataram aos socorristas que o profissional conseguiu deixar o avião por conta própria.
Ao G1, a esposa da vítima, Sônia Ferreira Braga, afirmou que o marido voltava de um encontro de aviação em Jataí, onde estava desde sábado (11). Já no dia do acidente, enquanto seguia para o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, o motor parou de funcionar, e a aeronave acabou caindo sobre a casa no momento em que o piloto fazia um pouso de emergência.
Apesar de não ter sofrido ferimentos graves, a mulher afirmou que Maurício precisou ser internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), devido a um corte na cabeça, sendo necessários pontos. Segundo ela, o homem aguarda o resultado de um exame neurológico.
Como houve vazamento de combustível, os bombeiros precisaram atuar no isolamento da área para eliminar riscos de incêndio ou explosão. A moradora da casa foi socorrida por vizinhos logo após o acidente e, segundo testemunhas, estava bastante assustada, mas não se feriu.
Imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros mostram o cenário de destruição. A aeronave aparece sobre uma estrutura, enquanto destroços, como telhas quebradas, são avistados no chão.

Sobre a aeronave
De acordo com Sônia, o marido possui o avião há 17 anos e a aeronave havia sido deixada para revisão há cerca de 60 dias, tendo feito apenas duas viagens antes da queda.
O avião, inclusive, é um monomotor anfíbio experimental do modelo Seamax M-22, fabricado em 2008. Ele foi registrado sob a matrícula PU-DNA e possui espaço para dois ocupantes: um passageiro e o piloto.
Em nota enviada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram acionados para realizar uma ação inicial envolvendo o avião.
Leia a nota da FAB:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (GO).
Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe a investigação
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.
Prazo para conclusão
A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.
O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).”


