A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em bebês de até 2 anos, começou a ser distribuída nos postos de saúde de Goiás na última quinta-feira (04). A imunização é gratuita e oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana, sem limite de idade, e passa a integrar o Calendário Nacional da Gestante. A ação tem como objetivo ampliar a proteção dos bebês ainda nos primeiros meses de vida. A recomendação é de dose única a cada nova gestação.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento que comprove a gestação e a idade gestacional, como cartão da gestante, exames ou relatório médico, além de documentos pessoais.
As doses serão distribuídas às 18 Regionais de Saúde e, em seguida, encaminhadas aos 246 municípios goianos. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) é para que, na próxima semana, as gestantes entrem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de seu município para confirmar datas e locais de aplicação.
De acordo com a pasta, foram registrados 1.627 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo VSR no Estado até o dia 04 de dezembro deste ano.
Apesar de não haver tratamento capaz de eliminar o vírus, o atendimento busca aliviar os sintomas, com suporte respiratório, hidratação e, quando necessário, broncodilatadores.
O Vírus Sincicial Respiratório é um dos principais responsáveis por infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas.


